quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Carros Pickup 4x4 e sua introdução no mercado como carro de luxo

O mercado de picapes ferveu em 2012, quase simultaneamente, as best-sellers S10 e Ranger chegaram em nova geração, fazendo companhia para a Amarok, lançada em 2010. 




Além do projeto indiscutivelmente mais moderno que o das veteranas L200, Frontier e Hilux, o trio das picapes high-tech traz versões luxuosas, com direito a câmbio automático, motor de alta performance, ampla lista de equipamentos e vários dispositivos que as transformam em verdadeiras limusines mesmo quando o chão que pisam é de pedra, terra ou lama.



De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as pick-ups pequenas tiveram um crescimento de 20,6% em relação a 2012, e o segmento de picapes médias/grandes registrou um expressivo crescimento de vendas. Foram 15.716 unidades, nada menos que 64% a mais do que em 2012. E pouco mais de 16% em relação a março do ano passado, com 13.516 unidades. 


É bom quando a gente quer comprar alguma coisa e o mercado oferece uma ampla gama de produtos para que possamos escolher entre os melhores. Essa é a sensação de quem pensa em comprar ou trocar de picape no Brasil. O segmento passa por uma renovação completa, com modelos atualizados e cheios de novidades.



Nos últimos seis meses, praticamente todas as marcas apresentaram alguma mudança em sua linha ou a chegada de novas gerações. O Vrum/Diario de Pernambuco fez um apurado dos principais modelos que disputam a sua preferência, apresentando os preços sugeridos, os prós e os contras de cada um. E vale lembrar que a nova Ford Ranger está chegando agora em junho. Será mais uma opção no mercado.



Algumas Opções:



Chevrolet S10



Preços:



R$ 58.868

(cabine simples, câmbio manual, tração 4x2 e motor flex)


R$ 135.250
(cabine dupla, câmbio automático, tração 4x4 e motor diesel)

Líder há 16 anos no mercado brasileiro, a Chevrolet S10 passou por uma mudança geral. Ela
ganhou mais força com o motor 2.8 turbodiesel, porém manteve o funcional 2.4 flex para versões mais baratas. O acabamento interior ganhou acabamento e conforto de sedã.

Positivo - Renovada, a S10 se destaca pela ampla linha, que oferece modelos com preços abaixo dos concorrentes.

Negativo - Apesar de atual, muitas pessoas não gostam do estilo "bocão" das frente dos novos modelos da GM.

Preços:

Toyota Hilux
R$ 80.160
(cabine simples, manual, 4x4 e diesel)

R$ 141.920
(cabine dupla, automática, 4x4 e diesel)

Disputando de perto a ponta do segmento de picapes médias com a S10, a Hilux passou apenas por um facelift no final de 2011. A principal novidade é o motor flex, que chegou no início deste ano. O propulsor 2.7 litros desenvolve 163cv com etanol e 158cv com gasolina.

Positivo - Hilux segue com status de picape forte conquistado pela marca japonesa, tornando-a boa de revenda.

Negativo - Apesar de ser considerada a mais bela, design da Hilux está envelhecido e em breve deve passar por uma mudança.

Preços: 

R$ 80.990
(cabine simples, manual, 4x2 e diesel)

R$ 135.990
(cabine dupla, automática, 4x4 e diesel)

Em dois anos de mercado, a Amarok nunca figurou entre as mais vendidas e muitos apontavam como motivo a falta de um câmbio automático. Essa questão foi resolvida neste ano com o lançamento da versão topo de linha com a transmissão automática de oito velocidades.

Positivo - Câmbio de oito velocidades é disparado o melhor entre as picapes e o visual robusto também agrada.

Negativo - Disponibilidade da transmissão automática apenas na versão top restringe a opção para poucos.

Preços:

R$ 90.990
(cabine dupla, manual, 4x4 e diesel)

R$ 125.990
(cabine dupla, automática, 4x4 e diesel)

A L200 também não apresentou mudanças no design. A novidade da linha 2012 é a oferta das versões GLS, GLX e GL. A picape da Mitsubishi sai apenas com cabine dupla e tração 4x2, 4x4 e reduzida. O motor pode ser o 3.5 V6 Flex de 205 cv ou o 3.2 litros a diesel de 170 cv.

Positivo - O DNA off road é sem dúvida o maior mérito desta picape japonesa, que adora lama.

Negativo - Por só vender picape cabine dupla, a L200 se distancia das rivais com preço de partida muito elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário