segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Carros com Faróis Xênon

A grande preocupação de quem quer colocar lâmpada Xênon em seu carro é saber se é proibido ou não? Eu já passei situação em blitz que eu tive de retirar a lâmpada, por que era adaptada, além de tomar multa e perder pontos na carteira.

Para quem quer adaptar Xênon  em seu carro e não quer gastar com mão de obra, no youtube   existe tutoriais como fazer a instalação, eu não recomendo pois assim você estaria fora da lei sujeito as sanções dela. A alguns anos virou mania de motoristas brasileiros instalarem Xênon em seus carros.

A lâmpada mais usada no Brasil  é a halogênea, explica-se  que a lâmpada Xênon  emitem três vezes mais luz que a comum, isso abrange maior visibilidade lateral e a longa distância para o motorista além dela consumir menos energia.

O CONTRAN proíbe  a instalação de faróis Xênon  em carros após a sua fabricação, na resolução do CONTRAN emitida no dia 02 de Junho de 2011 inclui a instalação de faróis Xênon em uma lista de outras alterações  em veículos proibidas pelo órgão. Entre as proibições  esta a instalação de faróis com fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotivos.

A resolução do CONTRAN autoriza  a substituição dos faróis de Xênon pelo sistema normal de iluminação nos carros que vem com equipamento mais potente de fabrica, ele chegou a ser proibido, mas foi liberado após a regulamentação que requer limites na questão segurança e intensidade da luz.

Agora carros com Xênon deverão ter o sistema de lavagem de faróis e ajuste automático no facho luminoso ligado a suspenção com a correção na direção da luz para não atrapalhar quem dirige ao lado oposto da via.

A combinação de faróis Xênon com os convencionais isso significa Xênon na luz baixa e a lâmpada convencional na luz alta, fica a impressão de que o motorista esta sempre andando de faróis altos e usando os faróis convencionais ou seja luz alta as vezes só para dribla as autoridades.


Os motorista com fotofobia que dirigem na via contrária sofrem com a luminosidade dos faróis Xênon, atrapalham  muito. Para evitar o incomodo do ofuscamento é recomendado o uso de óculos especiais que tenham lentes com filtros amarelos, eles aumentam o contraste a noite proporcionando ao condutor melhor visibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário