quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pintura para carros tunados


Certamente a Pintura de um carro Tunado não é das tarefas mais simples do mundo automotivo. Cada veículo possui uma personalização própria e o tipo de tinta além do acabamento dependem unicamente do dono e da oficina onde o veículo for receber a personalização.



Como os preços e as técnicas variam muito de oficina para oficina vamos sugerir alumas opções de tintas e explicar um pouco sobre cada uma.



Para ilustrar esta matéria extraímos alguns vídeos do Youtube explicando como é feita a aplicação dos materiais e quais tipos de pintura mais combinam com o estilo do seu carro. 



Saiba um pouquinho mais de cada tinta especial:





Camaleão: faz referência ao animal, pois essa tinta muda de cor conforme o ambiente em que o veículo está. A variação de tonalidade também ocorre de acordo com a direção da luz solar. Dependendo do ângulo de visão em que você admira o carro, a cor da superfície pode variar numa grande quantidade de tonalidades.


Cromada: é a mais futurista das tintas. Deixa a superfície com o aspecto muito semelhante ao acabamento cromado. Pode ser aplicada no carro todo e até nas rodas. Outra vantagem é que é mais barata e mais ecológica que o processo de cromação.


Candy: a mais doce das tintas recebeu este nome, pois deixa a lataria parecendo um doce caramelizado. Trata-se de um verniz translúcido muito parecido com uma groselha. Ela proporciona um efeito de profundidade quando pintada sobre outra tinta.





Flake: é um glitter especialmente produzido para ser aplicado em carro. Deixa pontos que brilham, refletindo a luz que incide sobre o veículo.




Marmorizada: como o nome já diz, essa tinta tem como característica a semelhança com a pedra mármore, conhecida por todos nós. É muito mais bonita ao vivo do que por fotos.




Se sua intenção for aplicar uma dessas tintas em seu carro, você tem duas opções: a primeira e mais recomendada é procurar um profissional especializado para realizar o trabalho. A segunda opção, se você é profissional da área, é seguir o passo a passo de como aplicar cada uma das tintas.

Acabamento flake (esq.) deixa pontos reluzentes. Camaleão (dir.) muda de cor conforme incidência e intensidade de luz

Não se aventure com gente pouco qualificada. Os profissionais precisam passar por intensos treinamentos para aprimorar técnicas de pintura, estudar a química das tintas e a melhor forma de conseguir o máximo de qualidade em cada acabamento que o cliente precisar.

Além disso, trabalhar com esses materiais também requer atenção quanto ao descarte de usados e solventes. É fundamental que o profissional se preocupe com o ambiente. 
Essa responsabilidade também é sua. Procure oficinas responsáveis. Lembre-se: o barato pode sair caro

Nenhum comentário:

Postar um comentário