sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Troca de óleo correta em seu carro faz um motor saudável.

Nem todas as pessoas dão a devida atenção a troca correta de óleo de motor, este tipo de serviço esta em primeiro lugar quando se fala em manutenção preventiva, responsável pela lubrificação interna do motor o óleo auxilia em manter a temperatura ideal para o bom funcionamento do motor de seu veículo e minimiza o atrito entre as peças metálicas que compõe a maquina.

Ao contrário que a maioria dos motoristas pensa, a hora da troca do óleo do motor necessita de atenção redobrada, pois feita com intervalos muito longos e aliada a outros fatores como a má qualidade de combustível utilizado, a condução do veículo em transito pesado e em trajetos curtos demais deteriora as funções do óleo lubrificante.

O óleo seria o sangue do motor a cada troca você esta renovando o motor,  para quem roda pouco a cada seis meses pois não seria por quilometragem e sim por período, já quem roda muito sempre observar a quilometragem, existem vários tipos de óleo por exemplo o mineral se deve fazer a troca entre 4500 a 5000km rodados, já o óleo sintético são para 10.000km más o recomendado é 7500km rodados.

Para evitar problemas na escolha do tipo de óleo adequado para cada modelo de motor e também para cada tipo de utilização de veículo, é uma tarefa que deve ser bem pensada, o emprego do lubrificante de primeira linha e a troca de filtro e a troca de óleo são princípios básicos para se obter bons resultados.

Carros flex não gastam mais lubrificantes do que os movidos por apenas um tipo de combustível, mas devem usar óleos específicos que já existem no mercado e garantem maior proteção nos motores independentemente da mistura de combustível usada pelo condutor.

Não existe nenhuma relação entre o tipo de combustível usado e o consumo de óleo, na verdade o consumo de óleo esta mais ligado ao tipo de uso que se faz ao motor de seu veículo e a manutenção que é dada a ele. De fato a forma de condução do veículo pode levar o óleo a se degradar mais rápido, tanto que algumas montadoras até informam nos manuais o período de troca de óleo para a estrada e outro para a cidade. Vale salientar que ao verificar que o nível esta baixo demais que pode indicar vazamento é importante fazer a troca de óleo por completo e jamais misturar diferentes tipos de óleo no mesmo motor.


A função primária de lubrificantes é formar uma película protetora reduzindo o atrito entre as diversas peças móveis da máquina, ele retira as partículas  resultante do processo de combustão e mantém essas partículas em suspensão no óleo evitando que se depositem no fundo do Carter. A corrosão e o desgastes podem resultar na remoção em metais do motor, por isso a importância de ter características anticorrosiva e antidesgastantes, o óleo lubrifica e refrigera além de agir como agente de vedação impedindo a saída de lubrificante e a entrada de contaminantes externos no compartimento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário