segunda-feira, 2 de junho de 2014

O novo carro Fiat Freemont com novo câmbio de seis marchas.

Ao oposto da maioria das joint-ventures automotivas, a junção entre Fiat e Chrysler parece bastante lógica. Afinal, a italiana só tem tradição em carros pequenos e precisa entrar no mercado norte-americano. Já a parceira dos EUA é especialista em carros grandes e precisa dos pequenos para sobreviver.  O Freemont é o primeiro resultado desta junção a chegar ao Brasil. E em breve teremos outros, como o sedã Viaggio (Dodge Dart da Fiat) e um inédito SUV compacto que levará as bandeiras Fiat e Jeep, a ser produzido na futura fábrica de Goiana, em Pernambuco, a partir de 2015.

Um legítimo Dodge Journey feito no México, que foi rebatizado de Fiat Freemont para alguns mercados. Mas, sejamos justos, o carro recebeu melhorias por parte da marca italiana.  A Fiat (ou seria a Dodge?) acaba de resolver o “calcanhar de Aquiles” do modelo na linha 2014: substituiu a antiga transmissão de quatro marchas por um câmbio de seis velocidades. Era complicado ter um carrão deste tamanho e peso (mais de 1,8 tonelada) equipado com motor apenas suficiente (2.4 16V de 172 cv e 22,4 kgfm) aliado a um câmbio limitado.

A Fiat possui mais de 560 concessionárias. “O plano é vender entre 1.000 a 1.500 unidades por mês”, apostou alto Lélio Ramos, diretor comercial da marca, durante o lançamento do veículo. O Journey, em um mês muito bom, tem mais de 200 emplacamentos. A Fiat também entendeu que o motor V6 do Journey não cairia bem em seu “novo” carro, por isso optou pelo bloco 2.4 16V a gasolina de 174 cv. Esse motor, aliás, é o mesmo do “finado” Chrysler PT Cruiser. Claro que a comparação com o Dodge é inevitável, mas a diferença não é tão surpreendente. O modelo americano, apesar de ser um “seis canecos” gera parcos 184 cv, o que é pouco de para empurrar uma estrutura de mais de 1.800 kg. Os 174 cv do Freemont então é menos ainda.

Versões e preços do Fiat Freemont 2014.


Freemont 2.4 16v Emotion (aut) – R$ 96.530,00
Freemont 2.4 16v Precision (aut) – R$ 103.950,00

O novo Fiat Freemont 2014 entrega a motorização 2.4 com alimentação injeção multi ponto e combustível a gasolina, trás uma potência de 172.0cv para 2.360 cilindradas em um torque de 22.4 kgf.m, com velocidade máxima de 190 km/h e percorre de 0 à 100 km/h no tempo de 12.3 segundos, faz o consumo em vias urbanas de 9.1 km/l e em vias rodoviárias de 15.0 km/l.



O Fiat Freemont entrega um câmbio automático com o modo manual de 6 marchas e tração dianteira e suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal e suspensão traseira  tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal, freios ABS sendo dois discos ventilados e  assistidos (BAS) e distribuição eletrônica de frenagem EBD.


O novo Fiat Freemont 2014 trás as dimensões como altura de 1.70m e largura de 1.87m, comprimento de 4.88m e entre eixos de 2.89m, trás o peso do carro de 1.755 kg e um tanque de combustível com capacidade para 78 litros e porta malas para 580 litros e uma carroceria para 5 ocupantes.






O novo Freemont entrega como itens de série como,  luzes tipo LED brake light e luzes traseiras, conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB, bluetooth inclui telefone e inclui transmissão de música, controle anti-capotamento, chave ou cartão inteligente automático, inclui entrada sem chave e inclui partida sem chave, indicador de pressão baixa no pneu, controle de estabilidade, bússola, rodas dianteiras e traseiras em liga leve 17 com 6,5pol de largura, vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira, limpador do pára-brisa com intermitência variável, retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado, direção hidráulica e assistida e volante de direção com ajuste de altura e ajuste na distância multifuncional, ar condicionado com climatizador com controle traseiro 2 e automático, airbag dianteiro para motorista e passageiro, alarme, travamento central por chave tipo cartão e sensível à velocidade, luzes de neblina traseira, faróis de neblina dianteiros, controle dos faróis manual, acabamento de luxo com alumínio e couro na alavanca de câmbio, imitação de alumínio nas portas e imitação de alumínio no painel, computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível e autonomia de combustível, indicador de temperatura externa, além de vários outros itens de série um carro grande de grande tecnologia.



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